Demência - palavra de origem latina , derivada da palavra demente (DE afastamento + mente inteligência / Pensamento ) então podemos concluir que demência significa afastamento do pensamento.
Na medicina demência se refere a todo processo de doença que interfere no funcionamento cerebral , principalmente no que se refere a funções sensoriais (sensações e percepções), atenção ,memória, linguagem , habilidade visuoconstrutiva , e funções executivas.
Existem vários tipos de demência . O tipo mais comum é a Demência de Alzheimer – tem este nome devido ao médico psiquiatra Alois Alzheimer que descreveu a doença pela primeira vez na Alemanhã , em 1909.
A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa , ou seja uma doença cerebral relacionada ao envelhecimento , e é caracterizada principalmente por perda gradativa de memória para fatos recentes , alterações de comportamento (como confusão mental e alucinações) e alterações de linguagem como dificuldade de nomear objetos e esquecimentos de palavras durante uma frase . Tal quadro é progressivo, interferindo nas atividades de vida diária do paciente e até os dias atuais sem perspectiva de cura .
Porém com diagnóstico precoce, início de medicamentos na fase inicial , e orientação adequada aos familiares e cuidadores é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes .
Outros tipos de demência menos comuns, dentre estas a mais prevalente é a demência vascular e está relacionada com um controle ruim de pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade.
Outros tipos menos comuns são demência por Álcool , demência de Corpos de Lewi e demência Fronto Temporal .
Dra. Patricia Calil Geriatra
Comments