
— Valores normais de Pressão Arterial (PA) são de até 130 por até 85.
— São considerados limítrofes valores de até 140 por até 90.
O diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é feito através da medida casual feita em consultório por mais de uma vez, até porque as medidas podem ser afetadas pelo temor do paciente que pode interferir no resultado.
A HAS é uma doença insidiosa, não começa instantaneamente, por isso a importância de confirmar o diagnóstico através da medida em mais de uma ocasião.
A confirmação do diagnóstico pode ser feita através da monitorização da pressão arterial por 24 horas com equipamento portátil que mede a PA sozinho a cada intervalo de tempo. Há outras formas de confirmar como a medida residencial feita pelo próprio paciente ou familiar
Uma vez confirmado o diagnóstico, poderá ser feita uma bateria de exames visando afastar causas de HAS como a diminuição do calibre das artérias renais, tumor de supra-renal, e outras doenças. Além disso, deve-se afastar através de exames laboratoriais a existência de comprometimento nos órgãos, em decorrência da hipertensão (em especial os rins, coração e sistema nervoso).
Existe uma gama de medicamentos para tratar a HAS, como por exemplo;
-Diuréticos
-Bloqueadores de renina-angiotensina (que são substâncias produzidas pelos rins)
-Vasodilatadores
-Betabloqueadores
São essenciais a adoção de hábitos ativos, dieta adequada e exercício físico regular que traz como benefícios, além do controle do peso, a produção de substâncias protetoras das artérias.
- Dr. Eneas Rocco, 18 de agosto de 2022
Comentarios