Saiba um pouco mais sobre uma das causas mais comum de dores nos pés, que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros anualmente.
É uma dor na região plantar do pé, normalmente em agulhadas na região do calcanhar no local de inserção da fáscia. A dor geralmente é pior nas primeiras pisadas do pé no chão pela manhã, ou após ficar tempo prolongado sentado/deitado. A dor também pode ser pior ao iniciar alguma atividade física, mas vai diminuindo durante o exercício.
No exame físico, pode haver dor frente à palpação de calcâneo e a mobilização de tornozelo. A força, a sensibilidade e os reflexos mio tendíneos estão preservados. No exame físico também é avaliado a pisada do paciente.
O diagnóstico é clínico, conforme a história clínica do paciente e o exame físico.
Tratamento inicial: evitar atividades de impacto, evitar calçados de salto alto ou com solado mais rígido, fazendo uso de calçados adequados, gelo, uso de medicações anti-inflamatórias no quadro agudo. A reabilitação consiste em alongar e fortalecer, não somente o pé como toda a musculatura dos membros inferiores. Os meios físicos da fisioterapia podem ajudar na melhora da dor, possibilitando a realização dos exercícios de fortalecimento e alongamento muscular.
Caso tenha se percebido alteração de pisada no paciente, o uso de palmilha corrigindo a alteração pode beneficiar o tratamento e evitar novos quadros de dor.
A maioria dos pacientes (mais de 90%) melhora com o tratamento conservador. Caso a dor persista, pode-se realizar infiltrações locais ou realizar o tratamento com ondas de choque.
O tratamento cirúrgico pode ser indicado em casos de dor persistente sem melhora com os tratamentos conservadores e em pacientes com incapacidade significativa para realizar suas atividades diárias.
Dra. Gabriele Crescente - Médica Fisiatra.
CRM: 230961 (SP)
Comments